IR PARA PROFISSIONAL

Canelite ou Síndrome do Estresse Medial Tibial

A síndrome do estresse tibial medial, periostite medial da tíbia, ou até conhecida como canelite de corredor que é a inflamação do compartimento da perna que envolve o periósteo da tíbia, tendões e músculos.

Causas:

Além do tipo de pisada (pé pronado ou supinado), prática de esportes em terreno rígido, calçados inadequados e excesso de treino é de fundamental influência o encurtamento da musculatura posterior do membro inferior (pé, perna e coxa).

Sintomas:

Inicia-se com uma dor em queimação na face anterior e medial da perna (“canela”) após atividades que envolvam a corrida, evolui para dor no começo que melhora com o aquecimento, mas conforme se realiza o exercício a dor piora, chegando num quadro mais grave com dor constante para atividades simples como caminhar e até dor ao toque na região.

Tratamento:

É importante a fisioterapia atuar no começo da instalação da lesão, pois a evolução do quadro pode ter graves conseqüências como uma fratura da tíbia ou até uma síndrome compartimental (diminuição do fluxo sanguíneo e de demais líquidos). Como dito anteriormente é importante eliminar as causas, mas acima de tudo identificar quais músculos estão encurtados e libera-los através de terapia manual (osteopatia, RPG), pois são esses músculos que encurtados irritam o periósteo e provocam uma diminuição no calibre de vasos, o que cria um ciclo que mantém a lesão.

conheça nossos cursos