IR PARA PROFISSIONAL

Epicondilite Cotovelo de tenista

É a inflamação dos tendões do cotovelo, acometendo principalmente os músculos extensores de punho e dedos, também chamada de cotovelo de tenista por ser muito comum neste esporte.

Causas:

Geralmente ocasionada por uso excessivo dos músculos do braço no esporte (tênis, golfe, musculação, etc.) ou também em atividades da vida diária como o uso excessivo de computadores. Mas também pode ser uma patologia que se manifesta se existirem fatores predisponentes como problemas na cervical, no ombro, corda da raquete de tênis mal regulada e gestual esportivo incorreto.

Sintomas:

Inicialmente com dor ao esforço na parte lateral do cotovelo, evoluindo para dor com perda de força no antebraço até para leves movimentos como abrir maçanetas.

Tratamento:

Pouquíssimos casos são cirúrgicos, mais indicados para calcificações que não respondem a Fisioterapia. O diferencial no tratamento nesses casos é identificar outros fatores que contribuem para a permanência da lesão, como dito anteriormente, e além dos tratamentos mais conhecidos como cinesioterapia (fortalecimento, alongamento, etc.), crioterapia (“gelo”), eletroterapia (TENS) é importante o uso da terapia manual para restabelecer o equilíbrio muscular do membro superior acometido e da cervical, liberando os pontos de tensão muscular.

entre em contato