IR PARA PROFISSIONAL

Osteopatia

A osteopatia é um método que através da terapia manual equilibra o funcionamento das estruturas do corpo, tais estruturas são os órgãos e sistema músculo-esquelético, visceral e craniano. Apesar de ser aplicado no Brasil a pouco tempo, na Europa e nos EUA é uma terapia muito utilizada e com grande prestígio, tanto que nos EUA é uma especialidade médica. Já no Brasil é uma especialidade da Fisioterapia conforme a resolução do COFFITO (órgão federal) nº 220, de 23 de maio de 2001.

Toda a estrutura do corpo humano tem uma mobilidade específica, o que possibilita um funcionamento adequado do corpo como um todo. Se alguma estrutura, por um trauma ou uso inadequado, perde sua mobilidade normal outra estrutura terá que compensar essa perda, o que pode gerar uma sobrecarga com conseqüente dor.

O objetivo da Osteopatia é restaurar a mobilidade normal e funcional de todas as estruturas do corpo. Ex: Os músculos se prendem nos tendões que se prendem nos ossos formando as articulações. Se um músculo da parte posterior da coxa se encurta este provavelmente provocará uma rotação anormal dos ossos da “bacia” o que acarretará um desnível lombar e conseqüente dor nesta região. A partir disso a osteopatia visa o equilíbrio da mobilidade normal do músculo da coxa, que não alterará mais a posição da articulação da pelve (“bacia”) e da lombar.

Este é um conceito com uma visão global, não adianta tratar uma lombar sem tratar as estruturas que tem relação com o funcionamento desta.

conheça nossos cursos